sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Momento de Desespero


Foto de Wellington
No dia 17 de Abril de 2011 na zona oeste do Rio de Janeiro, no bairro Realengo, na Escola Municipal Tasso da Silveira, ocorreu um tiroteio por um homem identificado como Wellington Menezes de Oliveira, que seria um ex-aluno da escola de 23 anos. Ele invadiu a instituição de ensino por volta das 8 horas da manhã e começou a atirar. Treze pessoas morreram, incluindo o assassino e 17 ficaram feridas.
O assassino entrou na escola se passando por palestrante, após entrar em uma sala do 1º andar mandou que os alunos levantassem as mãos para o alto e fechassem os olhos. Logo após ele começou a atirar e muitas crianças correram em direção da saída do colégio. Uma dessas vítimas comunicou a policia do atentado. Enquanto isso, na escola continuava a sucessão de tiros, até que os policias chegassem e atingiram a perna do assassino. Então ele fugiu para a escada e suicidou-se. Após a morte do assassino, foi feita uma busca no colégio, e foram encontrados 12 pessoas mortas e outros feridos.


Antes do atentado, Wellington escreveu uma carta especificando o modo que seria seu sepultamento, citando Deus e dizendo que o seu corpo não poderia ser tocado por impuros. As pessoas que fossem tocar em seu corpo deveriam usar luvas. Ele gostaria também que um fiel de Deus orasse diante de sua sepultura, pedindo o perdão de Deus pelo que ele fez. Há também alguns vídeos em que criminoso relata o sofrimento que passou durante seu período escolar, falando que seus ex-colegas ridicularizavam-no e o colocavam para baixo, ou seja, praticavam bullying.



Ilana Casoy pós-graduada em criminologia faz uma analise dizendo, que a ação e o histórico de Wellington, são parecidos com os de outros assassinos, que geralmente se suicidam no final. Então ela diz: "Esses indivíduos são pessoas de baixa autoestima, que voltam para agredir um grupo, que os rejeitou ou os ameaçou, fazendo da vingança uma revanche bastante espetaculosa".

Corpo sendo retirado da cena do crime


Wellington não se tratou depois desse periodo, em que foi ridicularizado por seus colegas. Como exemplos disso são os apelidos de Sherman, em alusão ao personagem nerd do filme American Pie, e Suingue, pois ele era manco de uma perna. Ele apresentou problemas psicológicos, fazendo com que sua revolta fosse maior ainda.

Para que tragédias desse tipo não ocorram mais é necessário um combate nas escolas, universidades e em tantos outros locais forem precisos contra o bullying. Propagar campanhas contra ele é um dos tantos modos de diminuir estes casos mais sérios, pois será ensinado desde criança que isto é ruim e significa um ato de mau comportamento.

Clique aqui para assistir a uma reportagem feita sobre essa tragédia.



Essa notícia mostra um jovem que sofreu de bullying e acabou não se tratando e nem perdoando aqueles que o intimidaram durante seu período escolar. Ela também mostra as consequências que o bullying pode trazer para as vítimas que nao se tratam durante e depois do período escolar, podendo causar tragédias e problemas psicológicos para o estudante após sofrer de bullying,uma vez que este não teve tratamento enquanto sofria as agressões.

Fontes:
http://oglobo.globo.com/rio/wellington-menezes-era-vitima-de-bullying-nos-tempos-da-escola-2798927
http://icommercepage.blogspot.com.br/2011/04/historia-de-wellingtong-menezes-comeca.html
https://www.google.com.br/search?q=wellington+menezes&hl=pt-PT&rlz=1T4ADSA_pt-BRBR396BR397&prmd=imvnso&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=5XUlUNO-JqeY0QGR6ICAAQ&ved=0CEYQsAQ&biw=1280&bih=673
http://veja.abril.com.br/blog/veja-acompanha/tag/wellington-menezes-de-oliveira/


Terminologia


          Sendo um fenômeno com recente notoriedade, o assedio escolar ainda não possui um termo especifico consensual, sendo o termo em inglês bullying utilizado na língua portuguesa. Existem, entretanto alternativas para o terno como acossamento, ameaçar, assedio, intimidação, alem dos informais como judiar e implicar, e outro que variam em certas regiões.

        No Brasil, o dicionário Houaiss define a palavra bulir como mexer com, tocar, causar incomodo ou apoquentar, produzir apreensão em fazer caçoada, zombar e falar sobre, entre outro. Por isso, são corretos os usos dos vocábulos derivados, também inventados pelo dicionário, como bulimento (o ato de bulir) e bulidor (aquele que pratica o bulimento).

Esse texto foi modificado pelo grupo. Suas fontes sao: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying#Terminologia http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/bullying-no-ambiente-escolar-que-e.htm http://www.colegiogeo.com.br/destaques/bullying em

Isto é Bullying

Bullying vem do inglês, é o nome usado para descrever atos de violência física ou psicológica, executados em uma relação desigual de poder, onde a vitima é humilhada e atacada verbal e sadicamente, na maioria dos casos.

Menino aparentemente sendo agredido por outras crianças
de estatura física maior
O Bullying sempre foi confundido com uma simples brincadeira, que para quem pratica não senti nada, mas para quem sofre se senti angustiado e envergonho. Por conta dessa vergonha os agredidos se fecham, acreditando no que os agressores falam, tornando a cada dia, mas comum e frequente a ação.
Há vários tipos de bullying, como o Direto e o Indireto, o direto é mais as ações corporais, e os bullying indiretos são aqueles que deixam a vítima isolada do grupo. Há também Bullyings físicos, verbais, morais, sexuais, psicológicos, materiais e virtuais.
Alguns exemplos de técnicas de assedio escolar são: insultar a vitima ou a família, intimidação física, fazer comentários depreciativos sobre sua aparência, orientação sexual e religião, inventar histórias sobre a vítima, causando seu isolamento social entre outros.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Introdução


A sociedade contemporânea é frequentemente afetada por diversos problemas, um dos principais fenômenos que a tem afetado bastante e causado gravíssimas consequências é o Bullying.
Pessoas de todas as idades, mas principalmente jovens, adolescentes e crianças, sofrem por causa desse fenômeno e muitas vezes no recebem o apoio correto porque não temos muitos conhecimentos de como lidar com o Bullying.
Algumas pessoas acham que as consequências atingem somente a vítima, mas na              realidade toda a sociedade acaba atingida porque as vítimas e os agressores fazem parte desta e como muitas vezes são jovens, são também o nosso futuro.
Portanto, é muito importante termos consciência do que é Bullying para podermos ajudar quem precisa e fazer com que esse problema diminua na sociedade.
Um dos nossos objetivos ao escolher o subtema Bullying foi exatamente este: fazer com que as pessoas tenham consciência da gravidade desse problema. Também escolhemos o Bullying porque nós “convivemos” com ele todos os dias, seja na escola, vendo reportagens em televisões, jornais, etc.Então, gostaríamos de saber um pouco mais sobre ele, para saber o que nós mesmos podíamos fazer para ajudar pessoas que conhecemos e passam por esse problema para ajudá-las a  combatê-lo
E nesse blog, postaremos reportagens, adaptações de textos, vídeos, entrevistas, imagens, todos relacionados ao assunto, para que possamos mostrar de uma forma lúdica, mas também interessante, o BULLYING.