sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Momento de Desespero


Foto de Wellington
No dia 17 de Abril de 2011 na zona oeste do Rio de Janeiro, no bairro Realengo, na Escola Municipal Tasso da Silveira, ocorreu um tiroteio por um homem identificado como Wellington Menezes de Oliveira, que seria um ex-aluno da escola de 23 anos. Ele invadiu a instituição de ensino por volta das 8 horas da manhã e começou a atirar. Treze pessoas morreram, incluindo o assassino e 17 ficaram feridas.
O assassino entrou na escola se passando por palestrante, após entrar em uma sala do 1º andar mandou que os alunos levantassem as mãos para o alto e fechassem os olhos. Logo após ele começou a atirar e muitas crianças correram em direção da saída do colégio. Uma dessas vítimas comunicou a policia do atentado. Enquanto isso, na escola continuava a sucessão de tiros, até que os policias chegassem e atingiram a perna do assassino. Então ele fugiu para a escada e suicidou-se. Após a morte do assassino, foi feita uma busca no colégio, e foram encontrados 12 pessoas mortas e outros feridos.


Antes do atentado, Wellington escreveu uma carta especificando o modo que seria seu sepultamento, citando Deus e dizendo que o seu corpo não poderia ser tocado por impuros. As pessoas que fossem tocar em seu corpo deveriam usar luvas. Ele gostaria também que um fiel de Deus orasse diante de sua sepultura, pedindo o perdão de Deus pelo que ele fez. Há também alguns vídeos em que criminoso relata o sofrimento que passou durante seu período escolar, falando que seus ex-colegas ridicularizavam-no e o colocavam para baixo, ou seja, praticavam bullying.



Ilana Casoy pós-graduada em criminologia faz uma analise dizendo, que a ação e o histórico de Wellington, são parecidos com os de outros assassinos, que geralmente se suicidam no final. Então ela diz: "Esses indivíduos são pessoas de baixa autoestima, que voltam para agredir um grupo, que os rejeitou ou os ameaçou, fazendo da vingança uma revanche bastante espetaculosa".

Corpo sendo retirado da cena do crime


Wellington não se tratou depois desse periodo, em que foi ridicularizado por seus colegas. Como exemplos disso são os apelidos de Sherman, em alusão ao personagem nerd do filme American Pie, e Suingue, pois ele era manco de uma perna. Ele apresentou problemas psicológicos, fazendo com que sua revolta fosse maior ainda.

Para que tragédias desse tipo não ocorram mais é necessário um combate nas escolas, universidades e em tantos outros locais forem precisos contra o bullying. Propagar campanhas contra ele é um dos tantos modos de diminuir estes casos mais sérios, pois será ensinado desde criança que isto é ruim e significa um ato de mau comportamento.

Clique aqui para assistir a uma reportagem feita sobre essa tragédia.



Essa notícia mostra um jovem que sofreu de bullying e acabou não se tratando e nem perdoando aqueles que o intimidaram durante seu período escolar. Ela também mostra as consequências que o bullying pode trazer para as vítimas que nao se tratam durante e depois do período escolar, podendo causar tragédias e problemas psicológicos para o estudante após sofrer de bullying,uma vez que este não teve tratamento enquanto sofria as agressões.

Fontes:
http://oglobo.globo.com/rio/wellington-menezes-era-vitima-de-bullying-nos-tempos-da-escola-2798927
http://icommercepage.blogspot.com.br/2011/04/historia-de-wellingtong-menezes-comeca.html
https://www.google.com.br/search?q=wellington+menezes&hl=pt-PT&rlz=1T4ADSA_pt-BRBR396BR397&prmd=imvnso&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=5XUlUNO-JqeY0QGR6ICAAQ&ved=0CEYQsAQ&biw=1280&bih=673
http://veja.abril.com.br/blog/veja-acompanha/tag/wellington-menezes-de-oliveira/


2 comentários:

  1. Gostamos da postagem, mas não do fato ocorrido. O post está bastante explicativo e interessante. Desse assunto que vocês escreveram é bastante importante explicar (como vocês fizeram) os motivos que levam uma pessoa a cometer uma barbaridade como essa. Esses motivos foram o que mais nos chamaram a atenção, porque desse modo podemos entender o fato. A principal causa foi o bullying, o preconceito contra as particularidades do assassino - que sofria de bullying - foi estimulando o crescimento de um ódio e uma raiva sem precedentes, que acabou explodindo nesse massacre. Vocês conseguiram explicar que esse é um caso extremo - consequência do bullying - mostrando que se não houver um acompanhamento psiquiátrico junto à vitima há maiores probabilidades de que esses casos sejam mais frequêntes.

    Vocês estão de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário TI Drogas Ilícitas! Isso que vocês falaram é a pura verdade. Claro que esses casos são raros, mas eles mostram como o bullying pode levar uma pessoa a cometer atitudes extremas, por vingança àqueles que lhe fizeram al no passado. Isso com certeza fará com que muitos bully se deem conta de que BULLYING NÃO É BRINCADEIRA!

      Excluir