![]() |
(A imagem mostra duas meninas aparentemente falando mal de outra) |
Existe uma crença de que mudar de escola ou de cidade fará com que a pessoa deixe de ser vítima do Bullying.Nesse ponto o atendimento psicológico de orientação comportamental é fundamental,pois desenvolve novos repertórios comportamentais incompatíveis com o perfil das vítimas de bullying, que geralmente são pessoas tímidas, caladas e com baixa autoestima.A vítima precisa de orientação. Isso inclui ir a delegacias especializadas em crimes virtuais e/ou procurar atendimento jurídico, psicológico e médico.O bullying deve ser sempre combatido e jamais tolerado. Cabe lembrar que não é só aquele que pratica o bullying que é o agressor. Os espectadores que não fazem nada e ainda dão risada da vítima que está sendo humilhada é tão agressor quanto o bullyer (o agressor principal). São os chamados agressores passivos, que reforçam o comportamento do agressor que por sua vez aumenta a frequência dos comportamentos agressivos por obter reforço social.As pessoas precisam entender que bullying não é bobagem ou brincadeira de mau gosto, mas sim agressão psicológica e muitas vezes física, que deixa marcas para toda uma vida.
Esse texto foi modificado pelo grupo. Suas fontes são:
http://www.observatoriodainfancia.com.br/article.php3?id_article=258
http://comofas.com/como-lidar-com-o-bullying/
http://comofas.com/como-lidar-com-o-bullying/
Primeiramente parabéns grupo pelo ótimo trabalho,queria lhes perguntar o que o agredido de bullying deve fazer se tiver vergonha de contar o que sofre? O que deve fazer se não tiver uma orientação para lidar com isso? Nesses casos o grupo acha que a mudança de escola pode ser o melhor jeito de tentar se afastar disso?
ResponderExcluirTI Drogas- 803
Primeiramente muito obrigado pelo comentário TI Drogas! Com certeza a primeira coisa a se fazer é conversar com seus pais para eles estarem cientes do que está acontecendo com você no ambiente escolar. Se eles acharem que mudar de escola é uma boa opção para vocÊ, siga os conslhos deles.Mas se você se sentir envergonhado de contar para os seus pais, você pode contatar também a orientadora da escola, que poderá vir a conversar com o bully (agressor), para que ele pare com as agressões. Agora, se você realmente se sentir desconfortável com a situação uma ds alternativas pode ser a mmudança de escola, sim, pois assim você teria a chance de "começar tudo de novo". Lembrando que ficar calado nunca é a solução, pois assim vocÊ só irá sofrer mais.
ExcluirAtenciosamente,
Bullying Nem Pensar