segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Como saber se a pessoa sofre bullying? Como se sente o agredido?

"Me desculpe, eu não posso ser perfeita."

O Bullying é uma violência causada por um agressor ou vários agressores com a finalidade de abaixar a autoestima do agredido, fazendo-o se sentir ridicularizado, humilhado e intimidado no ambito social. Isto ocorre tanto entre crianças quanto adolescentes e universitários, não havendo um lugar onde se esteja totalmente livre desta agressão.
Estudante sendo agreido
pelo "bully"


As vítimas, após sofrerem de bullying, começam a se sentir culpadas e sofrem sozinhas, acreditando nas ofensas ditas pelos agressores. Elas apresentam um comportamento que muda conforme o ambiente, pois há lugares onde se sentem seguras e em outros inseguras e desconfortáveis. Na escola, por exemplo, local onde há mais casos de bullying, as crianças se sentem mais inseguras, pois estão mais sujeitas a esses ataques. E as suas casas se tornam o "porto seguro", pois estão protegidas por seus pais e assim resistem para sair dela.

Há alguns indicativos que mostram, se a pessoa esta sofrendo de bullying. No comportamento relativo à escola é apresentado baixo rendimento escolar, relatos de perdas de objetos, dores e marcas de ferimentos causados, principalmente, por brigas, levando o agredido a ter resistência a ir à escola. Já no comportamento geral, a vítima apresenta os seguintes sintomas: não ter muitos amigos, por causa do isolamento social; distúrbios de sono; relatos de medo e demonstrações de tristeza regulares; transtornos de humor, de ansiedade e alimentares; depressão; enurese noturna (urinar durante o sono) e o mais grave, que são as tentativas de suicídio, o chamado bullyicídio.

Fontes:

http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862009000100001&lng=pt&nrm=iso
http://bullyingnaoebrincadeira.com.br/material-para-pesquisa/perfil-das-vitimas-de-bullying-2/
http://www.araripina.com.br/perfil-da-vitima-do-bullying-do-agressor-e-agressores-e-as-patologias-clinicas-das-partes

2 comentários:

  1. Ótimo blog! Todo o nosso grupo gostou bastante. Abordaram realmente um assunto que persegue muita gente, principalmente na nossa idade. E ainda, que é muito difícil de ser discutido. Na maioria das vezes uma pessoa que sofre bullying, não revela o que esta passando, sofre sozinha, calada. E isso é o pior.
    Muito bom mesmo, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Grupo Gravidez Precoce! Concordamos plenamente com tudo que disseram, afinal, o bullying é um assunto de estrema importância, porém, muito delicado. Então é de suma importância que esse assunto seja levado a sério, pois muitas crianças e jovens sofrem com ele todo dia. Obrigado mais uma vez.
    Atenciosamente,
    Bullying Nem Pensar

    ResponderExcluir