domingo, 12 de agosto de 2012

Formas de Combater o Bullying


       

A prática de Bullying não é nenhuma novidade. Quase todo mundo já foi vítima de algum tipo de agressão, intimidação, assédio ou violência física e/ou psicológica no ambiente escolar, no trabalho ou em algum ciclo social. Esta abominável prática, porém, tem ganhado imensa notabilidade ultimamente, em parte devido à percepção dos males que pode causar à vítima a curto, médio e longo prazo, e também devido às tragédias e casos absurdos que vem sendo veiculados com frequência cada vez maior na mídia.
Essa foto mostra um menino sendo
intimado por um colega
Sofrer bullying pode gerar sequelas irreparáveis, principalmente nos mais jovens. Infelizmente as maiores vítimas destes atos espúrios são justamente crianças e adolescentes em idade escolar cursando o ensino médio e fundamental. Tais vítimas poderão apresentar futuramente: problemas de socialização, baixa autoestima, reclusão e timidez excessiva, dentre outros.

Ao aluno:
É sempre importante ignorar as agressões, pois estas funcionam como uma espécie de recompensa para o agressor. E também é de extrema importância comunicar a seus pais/responsáveis o que está acontecendo. Procurar ajuda com orientadores psicológicos da escola, ou professores também pode ajudar.


Aos Responsáveis:
Mantenha uma boa comunicação com seus filhos. Converse com eles todos os dias procurando se informar sobre as aulas, relacionamento com os colegas, tipos de brincadeiras que têm participado, etc. Ouça com atenção, sempre demonstrando interesse. Tais conversas poderão te dar indícios do seu filho estar sofrendo bullying.
Leve a sério as queixas, sejam elas histórias de abuso físico ou intimidação verbal e psicológica. Quando crianças começam a relatar os problemas que vem sofrendo na escola, é porque estes chegaram a um nível insuportável.
Intervenha. Geralmente crianças e adolescentes são resistentes à intervenção dos pais em questões como esta, por isso tente resolver de forma sutil, porém, não deixe de fazê-lo.

Fontes:
http://murall.com.br/bullying-como-combater-e-prevenir-o-bullying/
http://www.blogbrasil.com.br/combate-a-bullying-na-escola/
http://www.ebiuniversal.com.br/portal/?p=4232


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário